29 julho, 2013

As pessoas "antigas"

Gosto de conversar com as anteriores gerações - quanto mais antigas melhor. Acho que é um gosto que se adquire com a idade porque quando somos "putos" não temos paciência... Eu aprecio a memória das pessoas antigas, sabem nomes, lugares e conversas e repetem-nas várias vezes... e eu gosto de ouvir várias vezes porque sinto que de facto aconteceu porque são repetidas da mesma forma vezes sem conta... gostava especialmente das histórias do meu Bibas... Não gostava muito de falar mas adorava contar as suas histórias de antigamente, principalmente quando tinham piada e riamos todos nem sempre só da história mas porque ele também ria com prazer...

Acho que quando for "grande" (aos oitenta) já não me lembrarei das histórias da minha vida porque sou uma esquecida ou então sim e vamos reunir-nos (os amigos) à volta de uma mesa e falar de histórias antigas e rir às gargalhadas enquanto os nossos filhos abanam a cabeça ou então ouvem com atenção...

A conversa deste domingo com uma senhora da idade da minha avó bate certo com a geração dela... acho piada ao facto de ter trabalhado às escondidas do marido: "sabe, menina, ele sabia de uma casa mas não sabia que eu ganhava 50 escudos na outra a arrumar a roupa... e fazia o meu mealheiro! E assim, quando comprámos terreno eu consegui pagar com o meu dinheiro... ele achava que eu tinha pedido emprestado à minha irmã... mas assim é que tem de ser sabe, assim é que se constrói uma vida, com muito trabalho e a poupar, muito!!! Tinha dinheiro para gastar nas compras da semana mas nunca gastava na totalidade e ia enchendo uma garrafa de azeite com o que me sobrava de semana a semana..."

Acho esta capacidade de poupança brutal... os meus avós também eram assim e eu sei que nunca serei igual... admito que custe muito e acho que a vida merece ser aproveitada porque não vivemos só para trabalhar mas nutro especial admiração por estas pessoas, pela sua vida e pelas suas memórias.,,


Sem comentários: